MENU
📢 Comentar
🟢 Vagas
📝 Curriculo
🚀 Quem somos
👌 Missão e visão
🔐 Politica de Privacidade
✅ Contato
💬 WhatsApp Ciência Leilões Viagens e Turismo
Imagens divulgação: por Google e Freepik
Não é difícil, apenas com o conhecimento básico de informatica você consegue realizar esse procedimento, apenas tenha todas a sua documentação digitalizada inclusive a parte do processo de entrada. No Brasil, é possível dar entrada na Justiça Federal sem advogado utilizando o procedimento de atermação, uma forma de ingresso direto de ações em que a pessoa se apresenta diretamente no fórum para registrar sua demanda. A atermação é uma opção para causas em que a pessoa não tem advogado, e ela pode ser realizada sem custos com honorários advocatícios.
Como dar entrada em Processo na Justiça Federal sem advogado Aqui estão os passos gerais para dar entrada na Justiça Federal sem advogado por meio de atermação.
A 1ª Região, com sede em Brasília, tem jurisdição sobre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. O TRF-2, com sede no Rio de Janeiro, abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A 3ª Região tem sede em São Paulo e tem jurisdição sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul. A 4ª Região, sediada em Porto Alegre, abrange os estados da Região Sul. E a 5ª Região, cuja sede fica em Recife, abarca os estados do Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Atenção veja aqui! Nem todos os casos podem ser feitos por atermação. Esse procedimento é utilizado, geralmente, em causas de menor complexidade ou que envolvem direitos fundamentais. Exemplo de causas que podem ser atermadas são: Ações de benefícios previdenciários; Ações de seguro-desemprego; Revisões de valores de benefícios de aposentadoria ou pensão; Pedidos de isenção fiscal.
Esse procedimento também pode ser feito de forma online, pelo portal https://sistemas.trf1.jus.br/atermacao/ , no caso para os estados da primeira região abaixo relacionados: Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. Você deverá redigir uma petição inicial, que deve conter: O seu nome, qualificação e endereço (endereço completo); O nome da parte contrária (se souber); A descrição detalhada do fato e do direito que você está buscando; O pedido que está sendo feito à Justiça, explicando o que você quer que seja decidido; Provas documentais (se houver), como documentos, laudos, certidões e outros relacionados ao caso. A petição inicial deve ser clara e objetiva, pois ela será analisada pelo juiz para decidir se a ação pode seguir. Tenha digitalizado a sua identidade, seu CPF, seu comprovante de residência e outros documentos que você achar necessário, você pode realizar o processo com a sua petição pronta, após enviar a solicitação você recebera um numero de protocolo para acompanhar o procedimento.
Não esqueça, esse pedido pode ser feito através do formulário digital portal https://sistemas.trf1.jus.br/atermacao/ com a sua petição no formado pdf. Com a petição em mãos, você deve ir até o Juizado Especial Federal ou à Seção Judiciária Federal que corresponde ao seu município. Em muitos casos, o procedimento de atermação pode ser feito diretamente no balcão de atendimento.
Quando você chegar ao fórum, vá até o setor responsável e entregue sua petição inicial. Lá, a petição será registrada, ou "atermada". Isso significa que o juiz ou servidor judicial irá analisar se o pedido é adequado para seguir sem advogado, conforme os critérios da atermação. Acompanhamento do Processo Após a atermação, você poderá acompanhar o andamento do processo por meio do site da Justiça Federal, onde você utilizará o número do processo gerado para ver as atualizações. Você também pode ser convocado para comparecer a audiências ou prestar mais esclarecimentos, dependendo do caso. Embora você não precise de advogado para dar entrada, é recomendado buscar orientação jurídica, especialmente se o caso for mais complexo. O próprio Juizado Especial Federal pode fornecer orientações básicas para quem está ingressando sem advogado, mas é sempre bom estar bem informado sobre os direitos e deveres. A atermação é uma medida importante para garantir o acesso à Justiça, principalmente para pessoas que não têm condições de pagar um advogado. No entanto, o ideal é sempre consultar a Justiça Federal de sua região para entender se sua causa pode ser atermada e quais documentos você precisa levar.
📅 Atualizado em : 19/01/2025 🕗 as 14 h 59, Por: Globalnews, em Notícias e Eventos Globalnet , Brasil
Animais de Estimação
⭐⭐⭐⭐⭐
Comidas e Bebidas
Negócios Regionais
Técnicas enfermagem
Negócios e Finanças
Casa e Jardim
Notícias e Eventos
Vagas e empregos
Imposto de Renda