Em Brasília, comitiva da Venezuela prepara ida de Maduro à posse de Lula Viagem de Maduro acontece após articulação da equipe de Lula e o governo Bolsonaro revogar a portaria que barrava o alto escalão venezuelano
Um escalão avançado da Venezuela chegou a Brasília neste sábado (31/12) para preparar a viagem de Nicolás Maduro à cerimônia de posse do presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º/1).
A comitiva - encarregada de organizar os preparativos do deslocamento, que envolvem questões de segurança, infraestrutura e cerimonial - desembarcou na véspera do evento. Isso porque até a última sexta-feira (30/) autoridades do regime venezuelano estavam impedidas de entrar em território brasileiro.
O caminho para a viagem de Maduro só foi aberto quando, após articulação da equipe de transição de Lula, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) revogou a portaria que barrava o alto escalão da ditadura.
Segundo o texto publicado em 2019, as autoridades venezuelanas "atentavam contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos". A Venezuela é hoje o segundo país em número de refugiados, com 5,6 milhões, atrás apenas da Síria, em guerra civil desde 2011.