Peeling de fenol é o uso de fenol com a finalidade de remover camadas de pele para revelar uma pele saudável por baixo.
O fenol é uma substância derivada do petróleo bruto e é usado para fins industriais e médicos.
O fenol também é usado como agente antisséptico, cosmético e desinfetante em cosméticos e como conservante de madeira.
O peeling de fenol foi introduzido pela primeira vez na década de 1950 e ganhou popularidade na Europa.
O peeling de fenol também se tornou popular nos Estados Unidos, pois as pessoas procuram maneiras naturais de tratar as condições da pele.
O peeling de fenol envolve a aplicação de uma substância fenólica na pele - geralmente no rosto - para causar um peeling químico.
A substância que causa o peeling químico geralmente é o fenol, embora outras substâncias sejam usadas ocasionalmente.
Os resultados de um peeling de fenol variam de acordo com a pessoa, área, método e produto usado.
O peeling de fenol é procurado principalmente por mulheres, mas o número de homens vem aumentando nos últimos anos (e nos dois casos, a aparência de envelhecimento conta mais que a idade).
Um tratamento com fenol pode variar entre R$ 15 mil e R$ 30 mil, dependendo da situação e do resultado pretendido.
Um peeling químico envolve a aplicação de uma solução fenólica na pele com a intenção de remover camadas de células da pele para revelar uma pele saudável por baixo.
As soluções fenólicas são geralmente compostas de fenol ou um derivado do fenol, como o cloreto de benzetônio (que também é conhecido como solução de Bert).
As soluções fenólicas são geralmente aplicadas com o objetivo de causar a remoção da camada superficial ou epidérmica, causando danos locais à camada do estrato córneo da pele.
Depois que a solução química é aplicada, o paciente espera que ela faça seu trabalho antes de enxaguar a solução.
A solução cria danos ao fazer com que a derme e as camadas epidérmicas se separem, resultando na descamação das camadas superiores das células da pele.
Os resultados dependem de quão rápido a solução funciona e quão de perto ela é seguida por produtos hidratantes e protetores para a pele depois.
O método usado ao aplicar soluções fenólicas difere dependendo se você está tratando acne ou hiperpigmentação ou ambos.
Para o tratamento da acne, compressas de algodão ou gaze embebidas em uma solução fenólica são colocadas diretamente sobre as lesões ativas da acne após a limpeza e secagem completa da pele.
Os dermatologistas aconselham esperar 24 horas após a limpeza antes de aplicar qualquer tratamento para evitar o crescimento bacteriano sob as almofadas.
Depois de limpar e secar a pele completamente, você deve selecionar produtos não comedogênicos que você pode usar para aplicar seus produtos de cuidados com a pele nas áreas de tratamento.
Depois que o produto skincield e as almofadas estiverem prontos, você deve aplicá-los diretamente nas áreas de tratamento enquanto massageia suavemente a pele com os dedos.
Após 20 minutos, remova qualquer resíduo de produto das áreas de tratamento com um pano úmido antes de pentear o cabelo e vestir-se normalmente.
Para hiperpigmentação, os dermatologistas aplicam creme de benzil diretamente nas áreas afetadas usando aplicadores estéreis ou os dedos nus após limpar e secar a pele completamente.
Eles então massageiam suavemente o creme de benzil nas áreas afetadas até atingirem uma cobertura uniforme sobre as áreas afetadas com pressão consistente por 18 a 24 meses, dependendo da gravidade da pigmentação.
Depois de escolher qual método usar para tratar hiperpigmentação ou acne, seguir esse método pode ser difícil devido a períodos de espera ou cautela do paciente, mas pode ter resultados positivos se feito corretamente.
As soluções fenólicas provaram ser úteis no tratamento de várias condições, como acne e hiperpigmentação, mas devem ser feitas corretamente para serem eficazes.
Depois de escolher qual método usar para tratar hiperpigmentação ou acne, seguir esse método pode ser difícil - devido a períodos de espera ou cautela do paciente, mas pode ter resultados positivos se feito corretamente.
As soluções fenólicas provaram ser úteis no tratamento de várias condições, como acne e hiperpigmentação, mas devem ser feitas corretamente para serem eficazes.