Saúde Bucal: Fique atento à importância da boa alimentação e higiene Na véspera do Dia Nacional da Saúde Bucal, o Ministério da Saúde reforça a importância da higienização, com o uso do fio dental e a escovação regular dos dentes, bem como da visita periódica ao dentista.
E faz o alerta: além dessas ações fundamentais para manter a saúde da boca, é preciso atenção ao que se ingere durante as refeições.
O ministério lembra que é por meio da alimentação que se obtém a maior parte dos nutrientes e minerais que constituem os tecidos do corpo, incluindo dentes e gengiva.
Se a alimentação for baseada no consumo exagerado de açúcares e alimentos ultraprocessados – tais como bolachas recheadas, salgadinhos de amido de milho, balinhas, pirulitos e chicletes – aumenta o risco de doenças bucais, como a cárie dentária.
A recomendação do Ministério da Saúde é optar por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados. E não trocar as preparações culinárias como caldos, sopas, saladas, arroz e feijão por produtos ultraprocessados como “sopas de pacote”, “macarrão instantâneo”, pratos congelados, molhos industrializados e misturas prontas para tortas.
Mais informações sobre saúde bucal e alimentação saudável estão no Guia Alimentar para a População Brasileira, documento produzido pelo Ministério da Saúde