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Imagens divulgação: por Google e Freepik
Gente, os pneus são mais importantes pro seu carro do que você imagina, viu? É que os modelos certos melhoram sua direção se precisar desviar de obstáculos que aparecem de repente, te ajudam a frear com mais segurança, e podem até ajudar na economia de combustível, viu? E tem várias outras vantagens. Então vem comigo saber escolher o pneu ideal! Os três tipos básico de pneus Pra começar, você pode escolher seus pneus por tamanho do aro, tá? E é importante saber que o que muda entre eles não é só o tamanho. Cada um tem qualidades que fazem toda a diferença pro seu veículo. Olha só: Pneu de 12 a 16 polegadas: a maioria dos pneus estão na faixa de 12 a 16 polegadas. É esse modelo que você encontra em carros médios. E a principal característica deles é que são bem silenciosos. Ah, e esses pneus são ideais pra usar em carros que rodam mais dentro da cidade, sem pegar muito estrada, tá? Pneu de 17 a 20 polegadas: os pneus entre 17 e 20 polegadas são criados pra suportar altas velocidades. Por isso, eles têm aro um pouco maior e largura diferente. São pneus incríveis pra quem precisa ter a certeza de que o carro vai responder rapidinho se precisar mudar de direção de repente. Pneu de 20 a 22 polegadas: pra terminar, tem o grupo com pneus de aro 20 e 22 polegadas. Eles são usados em veículos utilitários, picapes e automóveis que pegam mais estrada. É ideal pra quem precisa de um modelo com capacidade pra encarar terrenos com pedras e lama, viu? Conheça as partes que formam um pneu Olha, o pneu tem várias camadas e estruturas, cada uma com uma função específica durante a rodagem, tá? Vem comigo que eu vou te explicar as mais importantes: Carcaça: é a parte mais resistente do pneu, criada pra suportar o peso do carro e choques durante o caminho. Costuma ser feita por lonas de poliéster, nylon ou aço. E se você encontrar um pneu radial na hora de escolher o seu, pode comprar, viu? Porque isso quer dizer que ele tem cintas que aumentam ainda mais sua resistência. Talões: são arames de aço de grande resistência responsáveis por manter o pneu fixado ao aro da roda. Lonas: se juntam como um feixe e são responsáveis por manter a área de contato do pneu com o solo. Se você tirar uma lona do pneu, o carro pode derrapar! Banda de Rodagem: é a parte que entra em contato direto com o chão. Nela existe a parte alta, chamada de biscoito e a parte baixa, chamada de sulco, que escorre a água. Ombro: é aquele cantinho curvo do pneu, que fica responsável por apoiar ele direitinho no chão durante as curvas enquanto você dirige. Nervura central: mantém a circunferência do pneu quando em contato com o solo. Aprenda a ler um pneu Já reparou que o pneu novo vem com uma inscrição lateral? Ali tem informações muito importantes pra você! Dá uma olhadinha no que significa cada letra: Vou usar este exemplo aqui: P1 185/65R14 86T 1) O P indica que é um pneu próprio para carro de passeio 2) O 1 é o número do modelo do fabricante 3) O 185 representa a largura do pneu 4) O 65 é um índice obtido pela divisão da largura pela altura nominal do pneu. Resumindo, quanto menor, mais baixo será o perfil do pneu; 5) R indica que o pneu tem estrutura radial; 6) 14 é o tamanho do aro; 7) 86 é o índice o peso máximo que pneu pode suportar (86 = 530 kg); 8) T é a letra que indica a velocidade máxima que o pneu suporta (T = 190 km/h).
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📅 Atualizado em : 18/01/2025 🕗 as 06 h 06, Por: Globalnet Soluções e Entretenimento, em Negócios Regionais Globalnet , Brasil
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