A Índia é lar de tradições, cultura, cor e património.
O turismo desempenha um papel fulcral para a economia do país.
A crescer rapidamente, contribui com 107 mil milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Com o país presente com um pavilhão na Expo 2020, a decorrer no Dubai, Rakesh Kumar, representante do ministério indiano do Turismo, reconhece que se trata de "um montante avultado", mas espera ver o setor evoluir muito mais.
"A Índia oferece vários tipos de ofertas turísticas.
E penso que para além da nossa cultura, do espiritualismo, o património, temos ofertas de aventura e bem-estar que ainda não foram totalmente exploradas", afirma.
O Pavilhão da Índia na Expo 2020 atraiu quase 800 mil visitantes desde outubro, quando foi inaugurado.
É uma das maiores plataformas para mostrar o país ao mundo e apresentá-lo como o próximo centro de crescimento e inovação.
Entre os temas principais estão o Clima e a Biodiversidade, o Espaço, o Desenvolvimento Urbano e Rural, Viagens e Conectividade e Sustentabilidade.
“Quanto à sustentabilidade, uma das grandes lições da pandemia é que o turismo tem de mudar o seu curso.
Tem de ser um turismo sustentável e responsável.
E é aí que a Índia se está a concentrar, numa nova política de turismo pós-pandémica, também construída em torno da sustentabilidade e do turismo responsável, revela Rakesh Kumar.
A medida que as restrições globais às viagens vão sendo aliviadas e que as medidas de segurança se mantêm, estima-se que o país continue a ser um destino turístico, em 2022.