Primeira etapa da vacinação contra gripe e sarampo vai até 2 de maio No dia 30 de abril, o Ministério da Saúde vai promover o dia “D” da vacinação, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde.
Começou nesta segunda-feira (4) e vai até dia 2 de maio a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 76 milhões e 500 mil brasileiros. Na primeira fase da campanha, a prioridade são os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores de saúde
Em todo o país, a população poderá se imunizar em mais de 45 mil pontos de vacinação. Os trabalhadores da saúde vão receber a dose de vacina contra a gripe. Quem não tiver se vacinado contra o sarampo, poderá atualizar a caderneta.
No dia 30 de abril, o Ministério da Saúde vai promover o dia “D” da vacinação, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde.
A segunda etapa da campanha começa dia 2 de maio e vai até 3 de junho. O público-alvo são as crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e mulheres no puerpério, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e com deficiências.
A vacina da gripe, ou Influenza trivalente, utilizada pelo SUS é produzida pelo Instituto Butantan. Todo ano a vacina é atualizada para proteger de novos tipos de vírus da doença. Este ano, a vacina aplicada vai proteger contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.