Golpes de compra via SMS ou outras mídias são esquemas fraudulentos nos quais os criminosos tentam enganar as vítimas para que comprem produtos ou serviços que, na realidade, não existem ou não são legítimos.
Esses golpes podem ser realizados por meio de mensagens de texto, mensagens de e-mail, anúncios falsos em sites e redes sociais, entre outros meios de comunicação.
1º) Este número 08005 914151 não é do nubank;
2º) O Nubank não envia notificações via SMS ou outras redes sociais, fique atento;
3º Não clique no link do SMSe não responda a mensagem;
Você pode entrar em contato pelo chat do App, por e-mail (meajuda@nubank.com.br) e por telefone nos números 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (para demais localidades).
Aqui estão algumas características e dicas para evitar cair em golpes desse tipo:
Ofertas muito boas para serem verdadeiras
Golpistas frequentemente prometem produtos ou serviços a preços extremamente baixos ou com benefícios excepcionais para atrair as vítimas.
Pressão para ação imediata
Os golpistas costumam criar um senso de urgência, insistindo que você deve agir rapidamente para aproveitar a oferta.
Isso é projetado para impedir que você pense cuidadosamente sobre a situação.
Verifique a fonte
Sempre verifique a origem da mensagem ou do anúncio.
Desconfie de mensagens não solicitadas de remetentes desconhecidos.
Pesquise a empresa ou vendedor
Antes de fazer uma compra, pesquise a empresa ou vendedor online.
Verifique se eles têm um histórico sólido e se há reclamações de clientes anteriores.
Use métodos de pagamento seguros
Evite usar métodos de pagamento que não ofereçam proteção ao consumidor, como transferências bancárias diretas ou pagamento adiantado por meio de serviços não confiáveis.
Verifique a segurança do site
Ao fazer compras online, verifique se o site é seguro.
Certifique-se de que ele use uma conexão HTTPS segura e procure por selos de confiança.
Esteja ciente de phishing
Esteja ciente de que mensagens de SMS ou e-mail fraudulentas podem conter links ou anexos maliciosos.
Não clique em links suspeitos ou forneça informações pessoais.
Use autenticação de dois fatores (2FA)
Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível para adicionar uma camada extra de segurança às suas contas online.
Desconfie de ofertas de emprego que exigem pagamento antecipado: Se receber ofertas de emprego que solicitam pagamento antecipado para treinamento, materiais ou taxas, geralmente são golpes.
Reporte fraudes
Se suspeitar de um golpe, denuncie-o às autoridades competentes ou ao órgão de proteção ao consumidor em seu país.
Lembre-se de que os golpistas estão constantemente inovando suas táticas, portanto, é importante manter-se alerta e crítico em relação a ofertas e mensagens não solicitadas.
Se algo parecer bom demais para ser verdade, é provável que seja uma armadilha.
Proteja suas informações pessoais e financeiras e esteja ciente dos riscos associados a compras online e interações via SMS e outros meios de comunicação.