O telefone para recebimento de chamadas da Central 135 mudou: agora quando o INSS ligar vai aparecer o número (11) 2135-0135.
O instituto não pede fotos para comprovar biometria facial ou cópia de documentos.
Cuidado, é golpe!
nstituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir de segunda-feira, vai ligar para os segurados que estejam aguardando perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45 dias para antecipar o benefício por meio do Atestmed, conforme informou o ministro da Previdência Carlos Lupi.
Para agilizar esse contato com o cidadão a Central de Atendimento 135 vai mudar de número.
Agora o número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela de chamada do seu telefone quando o INSS ligar para remarcar atendimento ou para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica e/ou avaliação social.
Importante: esse número não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.
Caso o cidadão fique em dúvida se deve atender a ligação ou ache que é vítima de golpe, basta fazer uma chamada gratuita para o número 135.
O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041 .
Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato.
Vale destacar que o INSS não entra em contato com o segurado para pedir número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária.
O INSS somente entra em contato com o segurado para antecipar atendimento, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços.
E, mesmo assim, é o instituto que informa os dados.
Se receber ligação solicitando suas informações ou foto de documento, fuja.
É golpe!
"Nossa expectativa é reduzir o número de pedidos aguardando análise e chegar em dezembro com a fila de requerimentos dentro do prazo legal, que é de até 45 dias", explica Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
Atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por perícia médica para concessão do benefício está em 1,1 milhão de pessoas.
Sendo distribuído em: 627 mil perícias médicas iniciais, 250 mil avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência, e 300 mil de outras perícias.
Serviços oferecidos pela central
Pela central é possível fazer inscrição junto à Previdência Social, requerer benefícios, agendar atendimento em uma agência, consultar resultado de perícia médica e data de pagamento de benefício, fazer denúncia anônima, entre outros.
Além disso, o segurado pode conversar com um atendente para obter informações a respeito dos benefícios da Previdência Social.
Atualmente, a Central 135 tem três polos de atendimento: Salvador/BA, Caruaru/PE e Recife/PE e conta com 6 mil funcionários.
Somente em 2022, últimos dados disponíveis, foram atendidas 40.452.123 pessoas.
O horário de atendimento é de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Mas o atendimento eletrônico ocorre 24h por dia, todos os dias da semana.