Os Estados Unidos podem não ter dinheiro em caixa para pagar as contas a partir
do próximo mês, enquanto isso republicanos e democratas correm contra o tempo para chegar a um consenso.
Em uma carta enviada ao congresso a secretária do Tesouro Nacional Jennifer
pediu agilidade nas negociações entre o executivo e o legislativo sobre o aumento no teto de gastos do país.
Ellen alertou que o tempo está se esgotando e pode faltar dinheiro para pagar as contas no início de junho ou seja em menos de 30 dias.
As consequências seriam dramáticas para a economia americana um calote na dívida pública dos Estados Unidos poderia levar a uma desconfiança do mercado e um efeito Cascata gerar uma crise na economia Global.
Enquanto isso, republicanos e democratas correm contra o tempo para chegar a um consenso.
A lei funciona assim como o Governo dos Estados Unidos gasta mais do que arrecada com impostos de outras fontes de renda ele é obrigado a fazer empréstimos para manter as contas em dia mas a lei proíbe o endividamento a partir de determinado valor atual.
A dívida Americana vale a quase 160 trilhões de reais a maior desde a Segunda Guerra Mundial e a previsão é que ela cresça ainda mais no próximo ano o país atingiu o limite do endividamento em Janeiro na semana passada os republicanos aprovaram na Câmara um projeto para elevar o teto de gastos mas a medida não agrada aos democratas que são a maioria no senado segundo presidente o projeto inclui uma série de cortes que vão atingir principalmente os mais pobres diante do impasse.