A Índia se tornou o país mais populoso do mundo, ultrapassando a China, mostram dados divulgados hoje pelas Nações Unidas.
De acordo com estimativas da ONU, a população da Índia é de 142,86 milhões contra 142,57 milhões da China.
Esta é a primeira vez que a Índia lidera a lista da ONU dos países mais populosos desde que começou a coletar dados populacionais em 1950.
A China está enfrentando um declínio demográfico iminente, à medida que as taxas de natalidade caem e sua força de trabalho envelhece.
Várias regiões também anunciaram planos para aumentar as taxas de natalidade - mas os esforços oficiais até agora não conseguiram reverter o declínio.
A Índia não tem dados oficiais recentes sobre quantas pessoas tem porque não realiza um censo desde 2011.
O censo que ocorre uma vez em uma década na Índia deveria ser realizado em 2021, mas foi adiado devido à pandemia de coronavírus.
Quase 1/4 da população da Índia tem menos de 14 anos, de acordo com dados da ONU.
68% da população está na faixa etária de 15 a 64 anos, enquanto 7% está acima dos 65 anos.
Estimativas de diferentes agências sugeriram que a população da Índia deve continuar crescendo por quase três décadas antes de atingir o pico de 165 crore e então começar a declinar.
O novo relatório da ONU também estimou que a população global atingirá 8,045 bilhões até meados de 2023.
Outros países, principalmente na Europa e na Ásia, podem esperar uma queda demográfica nas próximas décadas, de acordo com outros números da ONU publicados em julho passado, que prevêem como a população mundial se desenvolverá entre agora e 2100.