Espaçonave da NASA ficou 54,5 horas em órbita e efetuou o pouso com sucesso, dando início a uma nova era de missões da Agência Espacial Americana.
Em quatorze de abril de mil novecentos e oitenta e um o Columbia pousou com sucesso em solo terrestre depois do seu voo inaugural que durou dois dias.
Foi a primeira vez que a agência espacial americana enviou um ônibus espacial para a órbita da terra demonstrando que era possível fazer uma viagem com segurança.
A construção do Columbia começou em mil novecentos e setenta e cinco com o objetivo de realizar voos teste.
A espaçonave reutilizável foi batizada em homenagem ao módulo de comando da Apolo onze que fez o primeiro lunar, tripular.
O lançamento da Columbia aconteceu em doze de abril de mil novecentos e oitenta e um, vinte anos após o Cosmonauta Soviético Yuri Gagarin se tornar o primeiro homem a ir ao espaço.
A bordo do Columbia estavam o comandante John Young e o piloto Bob Creppan.
Durante o lançamento, o ônibus espacial perdeu parte da estrutura que protegia o veículo contra o calor.
mas os cientistas da NASA concluíram que não era um risco para a tripulação.
Os astronautas americanos ficaram cinquenta e quatro horas e meia em órbita.
O pouso atraiu um público de mais de duzentas mil na base da Força Aérea de AdWords, no sul da Califórnia, assim como jornalistas de todas as partes do mundo.
O sucesso do teste deu início a uma nova era de missões da agência espacial americana.
Em quase vinte e dois anos ônibus espacial Columbia fez vinte e oito missões, somando trezentos dias, dezessete horas, quarenta minutos e vinte e dois segundos de tempo no espaço.
O último voo aconteceu em dois mil e três de uma missão de quinze dias fora da Terra.
Dessa vez o Columbia se desintegrou antes de chegar ao solo, sete astronautas morreram no acidente.