Através do site da Receita Federal -CAC você pode criar o seu código de acesso para verificar o andamento da sua declaração de imposto de renda, além de ter acesso a outros serviços como a emissão da 2 Via do CPF.
Motivos que podem impedir você de receber seu imposto de renda - MALHA FINA:
Inconsistência de valor declarado.
Ex: Você recebeu durante o ano 28,582.00 e declarou 24.000,00
Declaração dos dependentes.
Ex: Você declarou sua esposa, mas ela também recebeu algum rendimento de pessoal juridica, esses são apenas dois exemplos, existem outros motivos tambem. É possivel verificar criando o código de acesso como mostrato abaixo.
Veja como fazer para verificar a situação da sua restituição de Imposto de Renda que o dinheiro ainda não caiu na conta.
1º ) Para gerar código acesso no site da Receita Federal acesse o endereço https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atbhe/codacesso.app/PFCodAcesso.aspx, digite o número do CPF e data de Nascimento, digite os caracteres e clieque no botão avançar.
2º) Após clicar no botão avançar, a próxima tela irá solicitar o número do Recibo da declaração dos anos anteriores no caso (ANO 2013 e ANO 2012), se você não tiver os números dos recibos você deve comparecer a uma unidade da receita federal da sua cidade, para solicitar esses números. O atendimento é feito bem rápido, um atendente da receita pode lhe fornecer esses dados.
De posse dos dados preenche os campos Número do Recibo do Ano de 2013 e 2012
Crie uma senha, a mesma dever conter letras maiúsculas e minnusculas e números de 8 a 15 caracteres.
Exemplo de senha: MLdesouza82.
Apósa criação da senha clique no botão gerar código.
3º) Pronto, aqui temos o código e acesso para podermos acessar o portal, para verificar o andamento da restituição do Imposto de Renda.
4º) Vamos agora entrar no Portal do CAC, e verificar o andamento da declaração Imposto de Renda - Restituição, você também pode entrar pelo link que é gerado abaixo do código de acesso, ou entrar pelo página principal acessando https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atbhe/codacesso.app/default.aspx
5º) Ao entrar no sistema da Receita Federal você tem acesso a todas informações do seu CPF , situação Fiscal. Para ter acesso Declarações e Demonstrativos clique no botão correspondente.
6º) Pronto aqui estamos na tela do extrato da declaração de Imposto de Renda, você pode verificar os possiveis motivos que a sua declaração d eimposto de renda ainda não foi restituido, dependendo da situação alguns erros podem ser corrigidos fazendo a declaração retificadora.
A Receita Federal libera durante o ano nos bancos o pagamento lote de restituições do Imposto de Renda para pessoa Pessoa Física 2013. Você pode verificar acessando o Portal da Receita Federal CAC. Todos os anos são liberados sete lotes todo dia 16 de cada mês. O último será liberado dia 16 de dezembro. Para fazer a consulta da sua Restituição acesse o site de referencia, saiba que ainda é possível fazer a antecipação da restituição Imposto de Renda no seu Banco. A Restituição de Imposto de Renda segue alguns critérios para pagamento primeiramente a Receita Federal da preferência para os aposentados e quem tem mais de 65 anos. Depois para quem enviou a declaração logo no começo (março), você pode verificar a situação da sua declaração no site da receita federal, no caso de malha fina. Para verificar a sua situação fiscal e preciso criar um código de acesso, você vai precisar do número do Recibo da sua Declaração de 2012 e 2013.
|