A didática, a excelência na itemização dos capítulos, os expressivos conhecimentos e, ainda, a expressiva prática clínica de sua equipe autoral falam por si mesmo da grandiosidade médica deste trabalho.
De fato, de há muitos anos observa-se faltar na bibliografia nacional obra que contemplasse, de modo tão abrangente, a pneumologia,a tisiologia, a cirurgia torácica e as repercussões clínicas e cirúrgicas sistêmicas.
O livro, pelo porte de seu conteúdo, compreensivelmente assumiu as características de um trabalho: 2 Editores, 215 Colaboradores, 15 Partes, 183 Capítulos, num total de mais de 1600 páginas, distribuídas em 2 volumes.
Medicina Respiratória é livro cuja equipe é formada por Colaboradores de praticamente todas as regiões do país, o que vem representar a maturidade pneumológica e tisiológica nacionais.
Pelo seu conteúdo, sem sombra de dúvida, constituirá em leitura ou consulta obrigatória para todo profissional da área da Saúde envolvido com a clínica, a investigação, os tratamentos clínicos, cirúrgico e fisioterápico, e a prevenção das soenças pulmonares, suas intercorrências e agravos sistêmicos.