Depois das notícias sobre contaminação de cães por etilenoglicol, empresa Bassar recomendou informalmente que os consumidores devolvam os produtos onde foram comprados.
Mas Senacon quer formalização do processo.
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a empresa Bassar Pet Food, para que ela apresente o recall compulsório dos petiscos caninos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care.
A decisão foi tomada após notícias de mortes de cães que ingeriram os petiscos da marca, bem como a suspensão, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do uso de determinados lotes da substância propilenoglicol, utilizada na fabricação de alimentos para animais.
O motivo da contaminação desses lotes utilizados pela Bassar está sendo apurado.
Investigações iniciais do ministério detectaram dois lotes de propilenoglicol, fabricados pela empresa Tecno Clean Industrial, contaminados pela substância tóxica etilenoglicol.
A Bassar solicitou aos consumidores que entreguem os produtos adquiridos no mesmo local onde foram comprados.
Porém, segundo a Senacon, a realização informal de recall – sem ampla divulgação e nos termos regulamentados pelos órgãos competentes – pode ser demorada e ineficaz, apresentando riscos aos consumidores e aos animais de estimação.
A Senacon informa ainda que a não formalização do chamamento pode acarretar processo administrativo e aplicação de sanção, pois, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, fornecedores que saibam dos riscos de seus produtos e serviços após a introdução deles no mercado, devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores.