Cerca de 2 mil produtos de telecomunicações não homologados, com valor estimado de mais de R$ 53 mil, foram apreendidos.
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, realizou uma ação de fiscalização em Centros de Distribuição da Shopee localizados em cidades da região metropolitana de São Paulo.
Foram apreendidos cerca de 2 mil produtos para telecomunicações não homologados, com valor estimado de mais de 53 mil reais.
A falta do registro de homologação na Anatel pode significar que o produto é pirata.
Segundo a agência, a fiscalização foi realizada em julho e foram identificados diversos tipos de equipamentos sem homologação obrigatória da Anatel, como carregadores de celular, power banks, smartwatches, caixas de som bluetooth, fones de ouvido e telefones celulares.
A Anatel destacou que a equipe da Shopee colaborou para a realização da fiscalização.
A cooperação da varejista foi importante para a identificação dos volumes que continham produtos eletrônicos, pois todos eles estavam embalados, em pacotes sem nenhum tipo de identificação do seu conteúdo.
Esse mesmo tipo de ação já havia sido feita em centros de distribuição da Amazon e do Mercado Livre.
A atividade de fiscalização da Anatel na Shopee faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria da agência.
Desde 2018, as ações de fiscalização da Agência, em conjunto com outros órgãos, já retiraram do mercado cerca de 5 milhões e 400 mil produtos irregulares, com valor total estimado de mais de 500 milhões de reais.