Uma ilustração incrível do que a maioria dos sapatos modernos (muitos feitos pela Nike, Adidas, Ascis etc) fazem aos nossos pés em comparação com um sapato de estilo natural descalço.
A diferença mais notável está na posição dos dedos.
A posição angular dos dedos no sapato superior é chamada de "mola do dedo do pé".
Se você olhar atentamente para muitos de seus sapatos (especialmente aqueles projetados para atletismo), o dedo do pé da frente subirá alguns graus.
Originalmente, esse recurso foi construído em sapatos grossos e inflexíveis como uma forma de ajudar a "rolar" o pé para frente enquanto caminhava.
Pense nisso como ter o fundo de uma cadeira de balanço em seu pé.
Por que isso é um problema? A mola do dedo do pé basicamente força os dedos do pé a "encaixar".
Seu pé foi projetado para ter todos os dedos completamente apoiados no chão quando você está suportando peso.
Isso permite que os dedos dos pés se agarrem ao chão e forneçam estabilidade a todo o pé e, portanto, ao resto do corpo.
Como 18 dos 19 tendões do pé estão presos aos dedos, permitindo que eles fiquem planos, essencialmente ancora todo o pé no chão e melhora a estabilidade (uma das razões pelas quais os dedos do pé saltam em um sapato de levantamento de peso ou qualquer calçado com sentido funcional ).
você usa na academia faz absolutamente zero.
Então, se você atualmente usa um par de sapatos com biqueira flexível para a academia, eu recomendaria comprar um par de sapatos que permita que seus dedos fiquem apoiados no chão ou simplesmente ande descalço!!! !
É falado em um contexto ao realizar exercícios de força de pernas aplicados na academia (por exemplo, agachamento, levantamento terra, quadril, impulso de quadril, etc.)