Desde o início da guerra, o presidente ucraniano seguiu uma estratégia de comunicação inovadora nas redes sociais e nos meios de comunicação.
Marcou presença em eventos geopolíticos importantes e em falas internacionais.
Esta foi a forma de Volodymyr Zelenskyy manter "a tensão narrativa", ou seja, manter a guerra nos meios de comunicação social.
Para Verónica Fumanal, ex-presidente da Associação de Comunicação Política de Espanha, “as fotografias, que foram controversas, levantaram novamente a questão, colocaram-na de novo no espaço público e recordaram que a Ucrânia está a ser invadida por Putin Por isso, são parte de uma “maravilhosa” estratégia de comunicação".
O discurso de Zelenskyy é enquadrado no modelo que apela ao sentimento e não ao raciocínio.
E, nesse contexto, os vídeos divulgados pelos ucranianos são considerados essenciais.
Para os especialistas, a Ucrânia criou uma brilhante estratégia midiática e, pela primeira vez numa guerra, as redes sociais são utilizadas para gerar empatia e apoio.
Volodymir Zelenskyy
Direitos de autor MARTIN BERNETTI/AFP